sexta-feira, 3 de junho de 2011

Generalidade do estilo forró pé de serra

         Na realidade tudo começa com o gênero Baião que Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira mostraram para o mercado fonográfico em 1949; tinha uma formação musical com elementos constitutivos, campos modais específicos, ou seja: era uma música “urbanizada”, um novo gênero musical.
  O sucesso de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira na empreitada foi tão grande que desequilibrou o eixo da MPB no fim dos anos 40 até meados dos 50. Antes o mercado musical era lastreado no samba, rancho, choro e outros produtos do centro cultural do país na época, o Rio de Janeiro. Luiz Gonzaga colocou o nordeste no mapa (inclusive das vendas) da MPB; no auge, as prensas da gravadora RCA onde era contratado, trabalharam quase exclusivamente para seus discos.
  Dentro deste momento importante para a música nordestina Gonzaga aproveitou para lançar um sub-gênero com um formato nordestino a Marchinha Junina, também lança um novo gênero: o Xaxado. Além de divulgar outros gêneros e estilos já existentes como: o Coco, o Xote, a Marcha de Carnaval, o Maracatu entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário